Mitologia Grega - Jasão e o Velocino de ouro

 Jasão e o Velocino de Ouro é uma das mais famosas histórias da mitologia grega. A história começa com um rei chamado Pelias, que usurpou o trono de seu irmão Aison e, posteriormente, ordenou a morte de todos os seus sobrinhos para que nenhum deles pudesse reivindicar o trono.

No entanto, Aison conseguiu salvar seu filho Jasão, enviando-o para o reino de seu amigo, o centauro Quíron. Lá, Jasão cresceu e foi treinado nas artes da guerra e da diplomacia.

Quando Jasão se tornou adulto, ele decidiu reivindicar o trono que era de direito de seu pai. Ele foi a bordo do navio Argo, acompanhado por um grupo de heróis conhecido como os Argonautas, em busca do lendário Velocino de Ouro.

O Velocino de Ouro era a pele de um carneiro que havia sido sacrificado pelos deuses para salvar a vida de Frixo, filho do rei Atamante. A pele foi então colocada em uma árvore sagrada e guardada por um dragão. Jasão e os Argonautas viajaram para a Cólquida, na costa leste do Mar Negro, para obter o Velocino de Ouro.

Chegando lá, Jasão conheceu a princesa Medeia, filha do rei da Cólquida. Medeia se apaixonou por Jasão e, para ajudá-lo a obter o Velocino de Ouro, ela lhe deu um unguento mágico que o tornou invulnerável ao fogo e a todas as armas. Além disso, ela o ajudou a enganar o dragão e obter a pele de ouro.

Jasão retornou à Grécia com o Velocino de Ouro, mas seu retorno foi marcado por tragédias. Ele descobriu que seu pai havia sido morto por Pelias e que sua família estava em ruínas. Com a ajuda de Medeia, ele planejou sua vingança contra Pelias, que resultou em sua morte e na ascensão de Jasão ao trono.

No entanto, a história não terminou bem para Jasão. Ele traiu Medeia, que o ajudou a obter o Velocino de Ouro, e se casou com outra mulher. Medeia se vingou matando seus próprios filhos com Jasão e fugindo da cidade. Jasão morreu sozinho e desonrado.



Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário