2. A influência da história na arte

 Tema: A influência da história na arte

Revisão e Ruptura com o Classicismo

Objetivos:

  • Os alunos serão capazes de definir e explicar o que é classicismo.
  • Os alunos serão capazes de identificar exemplos de arte clássica.
  • Os alunos serão capazes de discutir a influência da história na arte clássica.
  • Os alunos serão capazes de analisar e avaliar obras de arte clássicas.

Materiais:

  • Quadro branco ou projetor
  • Caneta ou marcador
  • Imagens de arte clássica
  • Folhas de papel
  • Lápis

Procedimento:

  1. Comece definindo e explicando o que é classicismo. O classicismo é um movimento artístico que enfatiza a ordem, a simetria, a beleza e a racionalidade. Ele foi inspirado na arte da Grécia e Roma antigas.
  2. Depois de discutir o classicismo, mostre aos alunos algumas imagens de arte clássica. Peça aos alunos que identifiquem os elementos clássicos que veem nas imagens.
  3. Em seguida, discuta a influência da história na arte clássica. Peça aos alunos que pensem em como a história da época em que a arte foi criada influenciou o estilo e o conteúdo da arte.
  4. Por fim, peça aos alunos que analisem e avaliem algumas obras de arte clássicas. Peça aos alunos que pensem em como a arte reflete a história, a cultura e os valores da época em que foi criada.

Avaliação:

  • Os alunos serão avaliados por sua capacidade de definir e explicar o que é classicismo, identificar exemplos de arte clássica, discutir a influência da história na arte clássica e analisar e avaliar obras de arte clássicas.

Atividades Adicionais:

  • Os alunos podem criar suas próprias obras de arte inspiradas na arte clássica.
  • Os alunos podem fazer uma pesquisa sobre a história do classicismo.
  • Os alunos podem escrever um ensaio sobre a influência da história na arte clássica.

Acessibilidade:

  • Os alunos com deficiência visual podem ter acesso a imagens de arte clássica em formatos de alta contraste ou braille.
  • Os alunos com dificuldades de aprendizagem podem receber instruções adicionais ou suporte individualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário