Mitologia Grega - Zeus

Zeus é o rei dos deuses na mitologia grega e os deus do céu e do trovão. Ele é um dos doze deuses olímpicos e é filho de Cronos e Reia.

Segundo a lenda, Cronos, o pai de Zeus, tinha medo de que um de seus filhos pudesse um dia destroná-lo. Para evitar isso, ele engoliu todos os seus filhos assim que nasceram. No entanto, quando Zeus nasceu, Reia conseguiu escondê-lo e entregou uma pedra para Cronos engolir em seu lugar. Zeus cresceu em segredo e depois confrontou Cronos, forçando-o a vomitar seus irmãos e irmãs.

Com seus irmãos Hades e Poseidon, Zeus dividiu o mundo, tornando-se o governante dos céus. Ele é frequentemente retratado segurando um raio, que ele usa para lançar trovões e inesperados. Além de controlar o clima, ele é um deus muito poderoso que é capaz de controlar o destino dos homens e conceder bênçãos aos mortais.

Zeus é conhecido por sua relação com várias mulheres e tem muitos filhos, tanto mortais quanto imortais. 

Na mitologia grega, Zeus é frequentemente retratado como um deus justo e poderoso, mas também tem um lado temperamental e ciumento. Ele é o líder dos deuses e frequentemente invocado pelos mortais em busca de orientação ou ajuda.




Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário