Mitologia Grega - Belerofonte

 Belerofonte (em grego antigo Βελεροφόντης) é um herói da mitologia grega, conhecido por ter domado o cavalo alado Pégaso e por ter derrotado a temível quimera. Sua história é contada em vários mitos e lendas gregas.

De acordo com a mitologia, Belerofonte nasceu em Corinto, filho de Glauco e Eurimedusa. Um dia, ele matou acidentalmente seu irmão, e por isso foi obrigado a fugir para a cidade de Tirinto, onde foi acolhido pelo rei Proetus. No entanto, a rainha Stheno, esposa de Proetus, se apaixonou por Belerofonte e, quando foi rejeitada, acusou-o de tentar seduzi-la. Proetus então decidiu matar Belerofonte, mas antes disso lhe deu uma missão impossível: matar a quimera, um monstro que cuspia fogo.

Belerofonte aceitou a missão e, com a ajuda de Pégaso, conseguiu derrotar a quimera. A partir desse momento, ele se tornou um herói famoso e foi convidado para várias outras missões perigosas, como lutar contra as amazonas e os solimões. Em uma dessas missões, Belerofonte tentou chegar ao Monte Olimpo montado em Pégaso, mas Zeus, ofendido pela arrogância do herói, lançou um raio que fez Belerofonte cair do cavalo e ficar cego.

Belerofonte então passou a vagar pelo mundo como um mendigo, até que chegou ao reino de Lycia, onde foi acolhido pelo rei Lycus. No entanto, a rainha Antea se apaixonou por ele e, quando foi rejeitada, acusou-o falsamente de tentar seduzi-la. Lycus, então, enviou Belerofonte para uma missão impossível: derrotar os sólimos, uma tribo de guerreiros invencíveis. Novamente, com a ajuda de Pégaso, Belerofonte conseguiu cumprir a missão, mas acabou sendo traído por Lycus, que o enviou para a corte do rei Iobates, seu sogro.

Iobates, sabendo da fama de Belerofonte, lhe deu várias outras missões perigosas, esperando que ele morresse em uma delas. No entanto, Belerofonte conseguiu cumprir todas as missões com sucesso, graças à ajuda de Pégaso. Finalmente, Iobates se rendeu à evidência da coragem e habilidade do herói e lhe concedeu a mão de sua filha em casamento, além de lhe dar metade de seu reino.

No entanto, Belerofonte continuou sendo um herói solitário e melancólico, atormentado pela culpa pelo assassinato de seu irmão e pela arrogância que o levou a desafiar os deuses. Em algumas versões da lenda, ele acaba morrendo em uma queda do cavalo alado, enquanto em outras ele se torna um ancião sábio e respeitado.




Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário