Mitologia Grega - Pégaso

 Pégaso é um cavalo alado da mitologia grega, conhecido por ter sido domado pelo herói Belerofonte e por ser um símbolo de inspiração poética. Sua história é contada em vários mitos e lendas gregas.

De acordo com a mitologia, Pégaso nasceu da cabeça de Medusa, a górgona decapitada pelo herói Perseu. Quando Perseu cortou a cabeça de Medusa, o sangue que jorrou de seu pescoço caiu no mar e fecundou a espuma das ondas. Dessa espuma nasceu Pégaso, o cavalo alado.

Pégaso logo se tornou um símbolo de inspiração poética e de nobreza, e foi consagrado aos deuses do Olimpo. O herói Belerofonte, ao chegar à cidade de Tirinto, conseguiu domá-lo com a ajuda de uma rédea mágica que lhe foi dada pela deusa Atena. Montado em Pégaso, Belerofonte enfrentou a quimera e várias outras criaturas perigosas, tornando-se um herói famoso.

No entanto, quando Belerofonte tentou chegar ao Monte Olimpo montado em Pégaso, Zeus se enfureceu com sua arrogância e lançou um raio que fez Belerofonte cair do cavalo e ficar cego. Pégaso, no entanto, continuou voando até o Olimpo, onde se tornou o cavalo dos deuses, levando os raios de Zeus e servindo como meio de transporte para os deuses.

Pégaso também é conhecido por ter sido um dos animais que ajudou o herói Hércules em uma de suas tarefas, trazendo-lhe o gigante Gerião e o tesouro das Hespérides. Na mitologia grega, Pégaso é retratado como um ser nobre e poderoso, capaz de voar pelos céus e superar qualquer obstáculo. Seu simbolismo poético e mitológico continua a ser reverenciado até hoje, sendo frequentemente retratado na literatura, na arte e na cultura popular.


Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário