Mitologia Grega - A formação de Aquiles

 Segundo a mitologia grega, Aquiles era filho de Peleu, rei da Ftiótide, e da deusa marinha Tétis. Tétis tentou tornar Aquiles imortal, mergulhando-o no rio Estige, que fluía no submundo. No entanto, ela segurou Aquiles pelo calcanhar, deixando essa parte do corpo vulnerável.

Peleu e Tétis se casaram contra a vontade de Zeus, o que causou uma grande briga entre os deuses. Eles acabaram sendo convidados para o casamento de Peleu e Tétis, onde a deusa da discórdia, Éris, jogou uma maçã de ouro com a inscrição "Para a mais bela". Hera, Atena e Afrodite disputaram a maçã, e Zeus pediu a opinião de Páris, um príncipe troiano, para decidir quem a merecia.

Afrodite prometeu a Páris o amor de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau, em troca da maçã. Páris sequestrou Helena, o que iniciou a Guerra de Troia. Aquiles participou da guerra como um grande guerreiro, liderando os mirmidões, seus homens de confiança.

Durante a guerra, Aquiles matou Heitor, o herói troiano mais corajoso e amado. No entanto, ele próprio foi morto por Páris, que o atingiu com uma flecha no calcanhar. Essa foi a única parte de seu corpo vulnerável, devido à tentativa de torná-lo imortal de sua mãe, Tétis. A morte de Aquiles foi um grande golpe para os gregos na Guerra de Troia, mas sua coragem e habilidade como guerreiro foram lembradas por muitos anos.




Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário