1. História Antiga

Introdução. 

Muitas produções artísticas e culturais influenciam a imagem que as pessoas geralmente têm em mente ao pensar na História Antiga. 

Essas representações constantemente influenciam a produção historiográfica e, por sua vez, a historiografia problematiza as formas de utilização desse passado. 

Além da interação entre a história acadêmica e a "história pública", surgem outros questionamentos pertinentes em relação à História Antiga. 

Será que todos os povos ao redor do mundo vivenciaram, simultaneamente, um período histórico denominado "História Antiga"? Quem criou essa denominação e com quais interesses? Como lidar com o debate acerca do ensino da História Antiga e do eurocentrismo?

Plano de Aula: História Antiga

Objetivo geral:

Introduzir os estudantes ao campo historiográfico da História Antiga, explorando as principais fontes de pesquisa utilizadas nesse campo e as temáticas de estudo relevantes. Além disso, discutir a pesquisa sobre História Antiga no Brasil.

Duração estimada: 2 horas

Tópicos:

História Antiga: um campo historiográfico

Definição e delimitação do período da História Antiga.

Contextualização histórica e geográfica das civilizações antigas.

Importância da História Antiga para a compreensão da formação das sociedades e do legado cultural da humanidade.

Fontes para pesquisa na História Antiga

Arqueologia: exploração de sítios arqueológicos, artefatos e vestígios materiais como fontes de informação.

Paleografia: estudo da escrita antiga e interpretação de documentos escritos em diferentes civilizações.

Filosofia: análise das correntes filosóficas antigas e seus impactos na sociedade.

Literatura: estudo de obras literárias antigas como fonte histórica e compreensão dos valores e ideias da época.

Teatro: análise das peças teatrais antigas como forma de compreender a sociedade e os valores culturais.

Religião: estudo das crenças e práticas religiosas das civilizações antigas e sua influência na vida cotidiana.

Temáticas de pesquisa na História Antiga

Política e governança: estruturas políticas, formas de governo, líderes e instituições políticas das civilizações antigas.

Economia e comércio: sistemas econômicos, rotas comerciais, moedas e comércio nas sociedades antigas.

Sociedade e cultura: estratificação social, papéis de gênero, costumes, arte, arquitetura e aspectos cotidianos das civilizações antigas.

Conflitos e guerras: estudo das batalhas, estratégias militares e implicações dos conflitos na História Antiga.

Religião e mitologia: crenças religiosas, rituais, mitos e sua influência nas sociedades antigas.

A pesquisa sobre História Antiga no Brasil

Apresentação de pesquisas e projetos acadêmicos desenvolvidos no Brasil sobre a História Antiga.

Discussão sobre a importância da pesquisa local para a compreensão da História Antiga globalmente.

Possibilidades de estudo e pesquisa sobre a História Antiga em instituições brasileiras.

Reflexão sobre a influência do eurocentrismo nas pesquisas sobre História Antiga e a necessidade de abordagens mais inclusivas e diversificadas.

Metodologia:

Aula expositiva dialogada para apresentar os tópicos e conceitos-chave.

Discussões em grupo sobre as temáticas de pesquisa e fontes de pesquisa.

Apresentação de exemplos de pesquisas sobre História Antiga no Brasil.

Atividade prática de análise de uma fonte histórica antiga (exemplo: inscrição, artefato, trecho literário).

Debate em sala de aula sobre o eurocentrismo na pesquisa sobre História Antiga e possíveis abordagens mais inclusivas.

Recursos necessários:

Quadro branco ou lousa.

Projetor multimídia.

Materiais de escrita.

Textos e imagens de fontes históricas antigas.

Avaliação:

Participação ativa dos estudantes nas discussões e atividades.

Compreensão dos conceitos e temas abordados através de questionários ou respostas escritas.

Apresentação de um breve projeto de pesquisa sobre um tema da História Antiga, destacando a escolha das fontes e justificativa para o estudo.

Observações:

Adaptações podem ser feitas para adequar o plano de aula à realidade da sala de aula, disponibilidade de recursos e nível de conhecimento dos estudantes. É importante enfatizar a importância da pesquisa e do estudo da História Antiga para a compreensão do passado e a construção de uma visão crítica sobre a sociedade atual.

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