11. Barroco

 Introdução.

Após as reformas religiosas do século XVI, a Igreja Católica promoveu a contrarreforma, valorizando suas ideias novamente. As obras de arte barrocas atuavam como mediadoras entre a humanidade e Deus.


1. Início da arte Barroca.

O Barroco, entre o final do século XVI e meados do século XVIII, foi um período de desenvolvimento artístico nas artes plásticas, música, teatro e literatura. Surgindo na Itália após as reformas religiosas do século XVI, a arte Barroca foi usada para propagar o catolicismo e resistir às mudanças religiosas abstratas. Além disso, o estilo refletia o absolutismo da época e apresentava um esplendor exuberante. 

Diferente do Renascimento, o Barroco tinha formas decorativas e livres, característico dos países do Norte da Europa. As obras eram detalhistas e expressavam emoções humanas e da vida. O final do Barroco, no século XVIII, é conhecido como Rococó, com maior presença de curvas e detalhes decorativos inspirados em temas mitológicos. Os temas das obras variavam de passagens bíblicas a questões da mitologia, e os artistas eram patrocinados pela igreja e monarcas.

2. Tipos de artes no Barroco europeu.

A arquitetura barroca apresenta formas clássicas realçadas por aspectos fantasiosos e subjetivos, enfatizando o movimento e o jogo de luz e sombra. Buscava integração à urbanidade, com construções espaçosas e organizadas. Na França, o estilo era mais sóbrio, enquanto na Áustria e Alemanha, era inspirado nos exemplos franceses. 

A pintura barroca destacava-se por composições assimétricas, cenas dramáticas e o novo gênero de natureza-morta. Pintores famosos incluem Caravaggio e Diogo Velázquez. Na escultura, predominavam linhas curvas, drapeados e expressões dramáticas. Gianlorenzo Bernini foi um dos principais escultores. Na literatura, havia o uso de recursos como antíteses, metáforas e paradoxos, com uma linguagem rebuscada e intensidade, refletindo os contrastes e dilemas da época.

3. Arte Barroca no Brasil.

O Barroco no Brasil ocorreu no século XVIII e teve influência do Barroco Português, mas desenvolveu suas próprias características. O período teve produção artística notável em cidades de Minas Gerais, especialmente na arquitetura, escultura e pintura, com destaque para o escultor e arquiteto Aleijadinho. Outros artistas importantes foram Manuel da Costa Ataíde e Mestre Valentim. Na literatura, Gregório de Matos Guerra foi um poeta de destaque. 

O Barroco brasileiro se caracteriza por linguagem dramática, exagero, valorização de detalhes e fusão do religioso com o profano. A maior parte do legado barroco brasileiro necessita de restauração e conservação.

4. Conclusão.

O Barroco foi um período artístico fascinante e complexo que deixou um legado significativo tanto na Europa como no Brasil. Surgindo após as reformas religiosas, o movimento artístico barroco teve o objetivo de propagar o catolicismo e expressar as emoções humanas e divinas de forma dramática e exuberante. Na Europa, as diferentes manifestações artísticas, como a arquitetura, pintura e escultura, refletiram as contradições da época, criando um espetáculo gigantesco do "teatro do mundo".

No Brasil, o Barroco se desenvolveu no século XVIII, período marcado pelo "século do ouro" e rica produção artística em cidades como Minas Gerais. Artistas como Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde e Mestre Valentim contribuíram para a formação de uma cultura genuinamente brasileira. A fusão do religioso com o profano, o rebuscamento, e a valorização dos detalhes são características marcantes do Barroco brasileiro, que encontram-se até hoje presentes nas obras de arte sacra espalhadas pelo país.

Apesar de sua grandiosidade, o legado barroco necessita de cuidados de conservação, pois muitas obras encontram-se em estado precário. No entanto, seu impacto na história da arte permanece indelével, e a beleza e expressividade das criações barrocas continuam a encantar e emocionar espectadores e estudiosos da arte em todo o mundo. O Barroco representa uma época singular na história da humanidade, onde a arte se tornou uma poderosa ferramenta de expressão e comunicação entre o homem e o divino.

5. Plano de aula - Barroco.

Objetivo: Introduzir os estudantes ao movimento artístico Barroco, compreendendo sua origem, características e influência na Europa e no Brasil.

Duração: 2 aulas de 50 minutos cada.

Recursos necessários: Projetor, computador, acesso à internet, materiais impressos sobre o Barroco (opcional).

Aula 1: Introdução ao Barroco (15 minutos)

Apresentar a introdução sobre as reformas religiosas do século XVI e a contrarreforma da Igreja Católica, destacando a importância das obras barrocas como mediadoras entre a humanidade e Deus.
Contextualizar o período do Barroco, entre o final do século XVI e meados do século XVIII, e suas manifestações nas artes plásticas, música, teatro e literatura.

Desenvolvimento do Barroco na Europa (25 minutos)

Explorar as origens do Barroco na Itália após as reformas religiosas do século XVI e sua utilização para propagar o catolicismo e resistir às mudanças religiosas abstratas.

Destacar as características do estilo, como o esplendor exuberante, formas decorativas e livres, e expressões detalhistas de emoções humanas e da vida.

Apresentar os principais artistas e obras do Barroco europeu, incluindo arquitetura, pintura e escultura.

Aula 2: Desenvolvimento do Barroco no Brasil (25 minutos)

Explorar a influência do Barroco Português no desenvolvimento da arte Barroca no Brasil no século XVIII.

Destacar a produção artística notável em cidades de Minas Gerais e a presença marcante de artistas como Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde e Mestre Valentim.

Apresentar a fusão do religioso com o profano, o rebuscamento e a valorização de detalhes como características distintivas do Barroco brasileiro.

Conclusão (10 minutos)

Resumir os principais pontos abordados nas aulas sobre o movimento Barroco.

Salientar a importância da arte barroca na história da humanidade e sua influência na cultura e sociedade da época.

Incentivar a apreciação da beleza e expressividade das obras barrocas, tanto na Europa como no Brasil.

Encorajar a preservação e conservação do legado barroco para as gerações futuras.

Atividade complementar (opcional):

Propor aos estudantes uma atividade de pesquisa e análise de obras barrocas de artistas europeus e brasileiros.

Pedir que façam um breve relatório sobre a obra escolhida, destacando suas características barrocas e o contexto histórico em que foi criada.

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