Deméter (ou Demeter) é uma das deusas mais importantes da mitologia grega, sendo a deusa da colheita, da fertilidade, da agricultura e da terra cultivada. Ela é filha de Cronos e Reia, e irmã de Zeus, Poseidon, Hades, Héstia e Hera.
Deméter era muito amada pelos gregos, pois era responsável por garantir o sucesso das colheitas e a prosperidade do povo. Ela era representada como uma mulher madura, geralmente vestida com um manto verde e segurando uma foice ou um feixe de trigo.
O mito mais conhecido envolvendo Deméter é o rapto de sua filha Perséfone por Hades, o deus do submundo. Quando Deméter descobriu o que havia acontecido, ela ficou muito triste e recusou-se a permitir que as plantas crescessem. Zeus então interveio e obrigou Hades a devolver Perséfone a sua mãe, mas antes de deixar o submundo, Perséfone comeu algumas sementes de romã, o que significava que ela teria que passar uma parte do ano no submundo com Hades.
Assim, Deméter passa metade do ano com sua filha na terra, permitindo que as plantas cresçam e floresçam, enquanto a outra metade do ano ela passa no submundo, durante o qual as plantas não crescem e o inverno prevalece.
Deméter também era associada a rituais de mistério, conhecidos como os mistérios eleusínios, que eram realizados em honra a ela e a Perséfone. Esses rituais eram secretos e poucas informações são conhecidas sobre eles, mas eles eram considerados muito importantes para a religião grega antiga.
Fonte Consultada: Noites Gregas - Professor Cláudio Moreno: https://noitesgregas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário