4. Arte pré-histórica

Introdução.

Na vastidão do tempo, há um elo inquebrável que conecta nossa essência humana desde os primórdios da história: a arte pré-histórica. Ao mergulharmos nesse intrigante universo, somos transportados para uma era em que a criatividade e a expressão encontravam sua voz nas paredes de cavernas, em esculturas rudimentares e em pinturas ancestrais. Nesse contexto, a arte transcende sua própria natureza, tornando-se uma poderosa ferramenta de comunicação que atravessa os séculos e nos permite estabelecer uma profunda conexão com nossos antepassados. Diante de suas criações, o tempo se dilui, e somos convidados a decifrar os enigmas de nossa história compartilhada, revelando a magia da comunicação humana em seu estado mais puro, independentemente dos milênios que nos separam.


Plano de Aula: Arte Pré-Histórica


Nível de Ensino: Ensino Médio


Objetivos:


Compreender a importância da arte pré-histórica como meio de comunicação e expressão cultural.

Identificar as principais características da arte no período Paleolítico e Neolítico.

Analisar a relação entre forma, conteúdo e materialidade nas obras de arte pré-históricas.

Duração: 3 aulas (50 minutos cada)


Materiais:


Projetor ou quadro branco

Computador com acesso à internet

Imagens de arte pré-histórica (pinturas, esculturas, gravuras, etc.)

Papel e lápis para anotações e atividades


Aula 1: Arte na cultura material do período pré-histórico


Introdução ao tema: explicar aos alunos a importância da arte pré-histórica e como ela está presente na cultura material desse período.

Apresentação de imagens: exibir imagens de arte pré-histórica e discutir as características comuns encontradas nas obras (símbolos, figuras humanas, animais, etc.).

Atividade em grupo: dividir a turma em grupos e fornecer réplicas de objetos pré-históricos para que os alunos possam analisar, discutir e inferir sobre o significado e a função dessas obras.


Aula 2: Diferenciando a arte em dois períodos: Paleolítico e Neolítico


Revisão da aula anterior: recapitular as principais características da arte pré-histórica.

Paleolítico: explicar as principais características da arte nesse período, como a pintura rupestre e a escultura em relevo.

Neolítico: apresentar as mudanças na arte durante o Neolítico, destacando o surgimento da cerâmica e das primeiras estruturas arquitetônicas.

Comparação entre os períodos: incentivar os alunos a fazerem comparações entre a arte do Paleolítico e do Neolítico, identificando as mudanças culturais e sociais refletidas nas obras.


Aula 3: Forma, conteúdo e materialidade na pré-história


Discussão sobre a relação entre forma e conteúdo na arte pré-histórica: explicar como as formas e figuras representadas nas obras possuem significados simbólicos e comunicam informações sobre o cotidiano e as crenças do período.

Materialidade na arte: explorar os materiais utilizados na pré-história, como pedra, osso, cerâmica e pigmentos naturais, ressaltando como essas escolhas influenciavam a expressão artística.

Atividade prática: pedir aos alunos que criem suas próprias obras de arte inspiradas na arte pré-histórica, utilizando materiais semelhantes aos utilizados pelos nossos ancestrais.


Atividade Extra:

Como atividade complementar, os alunos podem ser incentivados a realizar pesquisas individuais sobre um determinado objeto ou sítio arqueológico que contenha arte pré-histórica. Eles deverão apresentar suas descobertas em sala de aula, destacando a relevância cultural e histórica da obra estudada.


A avaliação do plano de aula será realizada por meio de participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula, na qualidade das anotações feitas durante as aulas e na criatividade e relevância das obras de arte criadas na atividade prática.

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