Introdução.
Na vastidão do tempo, há um elo inquebrável que conecta nossa essência humana desde os primórdios da história: a arte pré-histórica. Ao mergulharmos nesse intrigante universo, somos transportados para uma era em que a criatividade e a expressão encontravam sua voz nas paredes de cavernas, em esculturas rudimentares e em pinturas ancestrais. Nesse contexto, a arte transcende sua própria natureza, tornando-se uma poderosa ferramenta de comunicação que atravessa os séculos e nos permite estabelecer uma profunda conexão com nossos antepassados. Diante de suas criações, o tempo se dilui, e somos convidados a decifrar os enigmas de nossa história compartilhada, revelando a magia da comunicação humana em seu estado mais puro, independentemente dos milênios que nos separam.
Plano de Aula: Arte Pré-Histórica
Nível de Ensino: Ensino Médio
Objetivos:
Compreender a importância da arte pré-histórica como meio de comunicação e expressão cultural.
Identificar as principais características da arte no período Paleolítico e Neolítico.
Analisar a relação entre forma, conteúdo e materialidade nas obras de arte pré-históricas.
Duração: 3 aulas (50 minutos cada)
Materiais:
Projetor ou quadro branco
Computador com acesso à internet
Imagens de arte pré-histórica (pinturas, esculturas, gravuras, etc.)
Papel e lápis para anotações e atividades
Aula 1: Arte na cultura material do período pré-histórico
Introdução ao tema: explicar aos alunos a importância da arte pré-histórica e como ela está presente na cultura material desse período.
Apresentação de imagens: exibir imagens de arte pré-histórica e discutir as características comuns encontradas nas obras (símbolos, figuras humanas, animais, etc.).
Atividade em grupo: dividir a turma em grupos e fornecer réplicas de objetos pré-históricos para que os alunos possam analisar, discutir e inferir sobre o significado e a função dessas obras.
Aula 2: Diferenciando a arte em dois períodos: Paleolítico e Neolítico
Revisão da aula anterior: recapitular as principais características da arte pré-histórica.
Paleolítico: explicar as principais características da arte nesse período, como a pintura rupestre e a escultura em relevo.
Neolítico: apresentar as mudanças na arte durante o Neolítico, destacando o surgimento da cerâmica e das primeiras estruturas arquitetônicas.
Comparação entre os períodos: incentivar os alunos a fazerem comparações entre a arte do Paleolítico e do Neolítico, identificando as mudanças culturais e sociais refletidas nas obras.
Aula 3: Forma, conteúdo e materialidade na pré-história
Discussão sobre a relação entre forma e conteúdo na arte pré-histórica: explicar como as formas e figuras representadas nas obras possuem significados simbólicos e comunicam informações sobre o cotidiano e as crenças do período.
Materialidade na arte: explorar os materiais utilizados na pré-história, como pedra, osso, cerâmica e pigmentos naturais, ressaltando como essas escolhas influenciavam a expressão artística.
Atividade prática: pedir aos alunos que criem suas próprias obras de arte inspiradas na arte pré-histórica, utilizando materiais semelhantes aos utilizados pelos nossos ancestrais.
Atividade Extra:
Como atividade complementar, os alunos podem ser incentivados a realizar pesquisas individuais sobre um determinado objeto ou sítio arqueológico que contenha arte pré-histórica. Eles deverão apresentar suas descobertas em sala de aula, destacando a relevância cultural e histórica da obra estudada.
A avaliação do plano de aula será realizada por meio de participação ativa dos alunos nas discussões em sala de aula, na qualidade das anotações feitas durante as aulas e na criatividade e relevância das obras de arte criadas na atividade prática.
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