Plano de Aula: História da Arte - Arte Brasileira
Nível de Ensino: Ensino Médio
Objetivos:
Compreender as origens da arte brasileira e sua relação com as culturas indígenas, africanas e europeias.
Identificar os principais marcos da história da arte brasileira e sua evolução ao longo dos séculos.
Conhecer alguns dos artistas brasileiros mais representativos e suas obras significativas.
Duração: 4 aulas (50 minutos cada)
Materiais:
Projetor ou quadro branco
Computador com acesso à internet
Imagens de obras de arte brasileira
Papel e lápis para anotações e atividades
Aula 1: Origens da arte brasileira
Introdução ao tema: contextualizar os alunos sobre a diversidade cultural do Brasil e como isso influenciou a formação da arte no país.
Culturas indígenas: discutir a arte dos povos indígenas, suas principais características, técnicas e simbolismos presentes em suas produções artísticas.
Cultura africana: abordar a influência da cultura africana na arte brasileira, especialmente após a chegada dos povos africanos escravizados e suas contribuições para a música, dança e artes visuais.
Colonização europeia: analisar como a arte europeia, trazida pelos colonizadores, influenciou os estilos e temas da arte no Brasil durante o período colonial.
Aula 2: Marcos da história da arte brasileira
Barroco brasileiro: explorar o desenvolvimento do estilo barroco no Brasil, especialmente nas obras arquitetônicas, esculturas e pinturas das igrejas coloniais.
Escola Fluminense: apresentar o movimento artístico da Escola Fluminense, destacando artistas como Debret e Taunay, e suas contribuições para a representação do cotidiano brasileiro no século XIX.
Modernismo: abordar o período do modernismo brasileiro, ressaltando a Semana de Arte Moderna de 1922, suas principais figuras como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, e a ruptura com os padrões acadêmicos da época.
Aula 3: Artistas brasileiros e suas obras
Tarsila do Amaral: apresentar a vida e a obra dessa importante artista modernista, enfatizando suas principais obras, como "Abaporu" e "Operários".
Aleijadinho: abordar a trajetória do escultor barroco brasileiro, Aleijadinho, e suas esculturas e obras arquitetônicas marcantes, como as imagens dos profetas em Congonhas do Campo.
Cândido Portinari: discutir a contribuição desse artista para a pintura brasileira, exibindo suas obras relacionadas à temática social e retratos da cultura brasileira.
Aula 4: Atividade prática
Atividade em grupo: dividir a turma em grupos e solicitar que pesquisem sobre outros artistas brasileiros e suas obras relevantes. Cada grupo deve fazer uma apresentação curta para compartilhar suas descobertas com a turma.
Discussão em sala de aula: promover uma discussão sobre as diferentes abordagens e estilos dos artistas brasileiros apresentados pelos grupos, destacando suas contribuições para a arte brasileira.
Atividade Extra:
Como atividade complementar, os alunos podem ser incentivados a criar uma exposição virtual de arte brasileira, selecionando obras de diferentes artistas e períodos e justificando sua escolha com base em critérios artísticos e históricos.
A avaliação do plano de aula será realizada por meio da participação dos alunos nas discussões em sala de aula, na qualidade das anotações feitas durante as aulas e na criatividade e relevância das apresentações dos grupos sobre os artistas brasileiros pesquisados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário