5 - Arte brasileira

Plano de Aula: História da Arte - Arte Brasileira


Nível de Ensino: Ensino Médio


Objetivos:


Compreender as origens da arte brasileira e sua relação com as culturas indígenas, africanas e europeias.

Identificar os principais marcos da história da arte brasileira e sua evolução ao longo dos séculos.

Conhecer alguns dos artistas brasileiros mais representativos e suas obras significativas.


Duração: 4 aulas (50 minutos cada)


Materiais:


Projetor ou quadro branco

Computador com acesso à internet

Imagens de obras de arte brasileira

Papel e lápis para anotações e atividades


Aula 1: Origens da arte brasileira


Introdução ao tema: contextualizar os alunos sobre a diversidade cultural do Brasil e como isso influenciou a formação da arte no país.

Culturas indígenas: discutir a arte dos povos indígenas, suas principais características, técnicas e simbolismos presentes em suas produções artísticas.

Cultura africana: abordar a influência da cultura africana na arte brasileira, especialmente após a chegada dos povos africanos escravizados e suas contribuições para a música, dança e artes visuais.

Colonização europeia: analisar como a arte europeia, trazida pelos colonizadores, influenciou os estilos e temas da arte no Brasil durante o período colonial.


Aula 2: Marcos da história da arte brasileira


Barroco brasileiro: explorar o desenvolvimento do estilo barroco no Brasil, especialmente nas obras arquitetônicas, esculturas e pinturas das igrejas coloniais.

Escola Fluminense: apresentar o movimento artístico da Escola Fluminense, destacando artistas como Debret e Taunay, e suas contribuições para a representação do cotidiano brasileiro no século XIX.

Modernismo: abordar o período do modernismo brasileiro, ressaltando a Semana de Arte Moderna de 1922, suas principais figuras como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, e a ruptura com os padrões acadêmicos da época.


Aula 3: Artistas brasileiros e suas obras


Tarsila do Amaral: apresentar a vida e a obra dessa importante artista modernista, enfatizando suas principais obras, como "Abaporu" e "Operários".

Aleijadinho: abordar a trajetória do escultor barroco brasileiro, Aleijadinho, e suas esculturas e obras arquitetônicas marcantes, como as imagens dos profetas em Congonhas do Campo.

Cândido Portinari: discutir a contribuição desse artista para a pintura brasileira, exibindo suas obras relacionadas à temática social e retratos da cultura brasileira.


Aula 4: Atividade prática


Atividade em grupo: dividir a turma em grupos e solicitar que pesquisem sobre outros artistas brasileiros e suas obras relevantes. Cada grupo deve fazer uma apresentação curta para compartilhar suas descobertas com a turma.

Discussão em sala de aula: promover uma discussão sobre as diferentes abordagens e estilos dos artistas brasileiros apresentados pelos grupos, destacando suas contribuições para a arte brasileira.


Atividade Extra:


Como atividade complementar, os alunos podem ser incentivados a criar uma exposição virtual de arte brasileira, selecionando obras de diferentes artistas e períodos e justificando sua escolha com base em critérios artísticos e históricos.


A avaliação do plano de aula será realizada por meio da participação dos alunos nas discussões em sala de aula, na qualidade das anotações feitas durante as aulas e na criatividade e relevância das apresentações dos grupos sobre os artistas brasileiros pesquisados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário